Gestão de projetos com o Koper
- projetos4883
- 31 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Antes de iniciar nossa conversa de hoje, gostaria de saber se você sabe o que é “Gestão de projetos”
Pode parecer uma pergunta bobinha, mas é necessária para começar o nosso bate-papo da melhor maneira possível.
Gestão de projetos poderia ser definida como:
“Um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização”
E no nosso caso, seria fazer tudo isso descrito acima voltado exclusivamente para o mercado da construção civil.
E como fazer tudo isso no Koper?
Agora que já sabemos o que seria fazer uma gestão de projetos, vamos ao que realmente interessa: Como fazer isso no Koper?
A tecnologia vem nos auxiliando muito, simplificando e automatizando muitas atividades rotineiras que antes exigiam muito tempo e empenho.
Fazer a gestão de projetos de maneira assertiva não seria diferente, envolve muitas etapas desde o planejamento até a entrega final para o cliente.
E pensando justamente em simplificar essas etapas/tarefas, o Koper oferece uma ferramenta que foi construída pensando exclusivamente na sua realidade. A melhor parte disso é que todas as ações tomadas tem comunicação com as demais áreas, dando muito mais produtividade para a sua empresa e minimizando eventuais erros.
Além de desenvolver operações complexas de forma muito mais simples e ágil, você ainda conta com a possibilidade de armazenar relatórios, fotos e muito mais. Assim, toda informação pertinente a seu projeto, fica concentrada em um só lugar – o que resulta em um melhor andamento da obra.
Está na hora de você dizer adeus a várias ferramentas e às inúmeras planilhas de Excel.
No Koper você encontra tudo que sua empresa da construção civil precisa, seja ela uma construtora, incorporadora empreiteira, etc. Além de ser simples, intuitivo e não cobrar a mais para isso, se encaixando perfeitamente na realidade de pequena e médias empresas do setor – diz ai se ele não é seu número?! kkk.
E como fazer a gestão de projetos
Sabemos que riscos durante a obra sempre ocorrerão, mas há como minimizá-los.
Riscos como:
Atrasos no cronograma planejado;
Demora na entrega de insumos por parte de fornecedores;
Aprovações podem demandar mais tempo que o esperado;
Apesar de tudo isso fazer fazer parte da rotina de uma empresa da construção civil. Existem meios de minimizar esses riscos, como abordado anteriormente.
Como?
Faça cotação de solicitações com vários fornecedores ao mesmo tempo;
Conte com um sistema de solicitações automáticas para quando seu estoque estiver com insumos em quantidade abaixo do mínimo definido por você;
Conte com um portal exclusivo para suas imobiliária parceiras – venda de unidades em duplicidade, será história do passado;
faça orçamentos, planejamentos, acompanhamentos e ainda conte com o diário de obras;
Com o Koper todas as operações se tornam muito mais claras para seus usuários e o tempo de ação muito menor, além da tomada de decisão ser mais segura e assertiva.
Sua equipe se torna muito mais eficiente sabendo exatamente que tarefa tem para executar e a resolução de problemas mais efetiva.
E quanto a gestão de tempo?
Uma das grandes vantagens de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrada) como o Koper, é justamente o ganho de tempo e a comunicação entre todos os módulos em tempo real.
Essa integração faz com que o tempo seja muito melhor aproveitado.
Sua equipe saberá exatamente que ação deverá desempenhar, assim a colaboração é muito maior, as respostas dinâmicas e em tempo real .
Fazer a gestão do tempo dessa forma fica muito mais fácil, não acha?!
Está gostando deste artigo?
Que acha de ver mais sobre como fazer a gestão de seu estoque?Não deixe de acompanhar nossos demais conteúdos aqui no blog.
Consigo controlar meu cronograma?
Uma grande dificuldade que pode ser encontrada quando o assunto é cronograma, é fazer a gestão dele.
Gerenciar o início dos serviços, identificando quando eles podem ocorrer paralelamente ou no caso de possuírem um pré-requisito de início somente após um serviço predecessor estar finalizado.
E sem essa organização, fica ainda mais difícil de fazer projeções de quando será feito recebimento e/ou pagamentos sobre os serviços realizados e até mesmo ter projeções para próximos projetos.
A organização de tarefas permite que o gestor saiba o que está em execução, o que foi executado e o que ainda está pendente, e cria relatórios sobre o andamento do projeto, de modo que todo o progresso fique documentado: as tarefas, os processos e as fotos das etapas já finalizadas.
E pensando nisso você tem a possibilidade de :
Definir cronograma dos serviços;
Fazer a liberação, bloqueio e/ou cancelamento dos serviços;
Fazer apontamento sobre serviços iniciados, parados e/ou finalizados;
Realizar medições;
Realizar liberações financeiras sobre serviços com medição aprovada;
Além de contar com diário de obra;
E muito mais.
E sobre níveis de permissão?
Um dos grandes diferenciais do Koper é sua simplicidade e facilidade de uso.
Aqui o gestor tem a possibilidade de definir permissões diferentes de acesso para cada usuário e para cada módulo do sistema – podendo ser total, de apenas visualização ou sem permissão – em poucos cliques.
Assim o usuário vai focar nas atividades que têm permissão, evitando erros desnecessários e aumento da produtividade em suas operações.
Koper está presente até no setor de qualidade?
Além disso tudo que foi citado acima, é muito comum que existam reparos que devem ser realizados antes da entrega para o cliente.
E para isso, a facilidade de importar arquivos como fotos pode agilizar muito o processo de identificação destes reparos e esta informação pode ser facilmente compartilhada com os colaboradores envolvidos no processo.
Dinâmica que pode ser aplicada a todas as áreas do sistema – seja na obra ou no escritório – e que terão impacto diretamente na obra, com objetivo de garantir uma comunicação eficiente e que envolva a todos os interessados no projeto.
Evitando, assim, contratempos futuros – muito mais caro e que ainda podem gerar problema de credibilidade para sua marca.
Conclusão
Convencido que o Koper é o sistema que faltava para conseguir transformar completamente a gestão da sua empresa?
Faça um teste grátis agora mesmo e veja com seus próprios olhos como fazer a gestão de projetos se torna muito mais simples 😉
Vem pra cá você também – kkk
Comments